O local do projeto é parte de um contexto urbano através do plano detalhado recentemente redesenhado das Antas. O limite do terreno não se define pelos edifícios, senão que ao norte, pela existência de um talude enorme e ao sul da região pela construção proposta. O terreno está completamente rodeado por ruas. A área da escola é de aproximadamente 2,967.00 m².
O desenho espacial e arquitetônico da construção do novo Centro de Educação das Antas se formalizou em vários corpos, que contêm parte do programa, conforme os princípios de organização interna, a funcionalidade, a forma e a imagem, levando em conta o tipo de edifício e sua especificidade.
Esta concepção levou em conta a morfologia do terreno, a orientação solar, o acesso e as ligações aos órgãos circundantes. Sempre se considerou a relação estabelecida entre os espaços, entre o exterior e o interior, e entre os espaços internos.
A intenção é formalizar e realizar o programa proporcionado, através de um desenho da construção suscetível de ser fragmentado em vários corpos interconectados com os espaços externos, criando ambientes diversos. É um edifício que consta de vários corpos expressos por uma “arquitetura simples” que construirá uma estreita relação com o exterior.
Pretende-se criar nos espaços entre os diferentes órgãos uma relação visual entre o interior e o exterior, reduzindo relações com o entorno urbano. Contudo, existem alguns vínculos com o exterior também. O acordo encontrou respostas com uma matriz que estrutura uma organização funcional da escola como uma função do programa previsto e as restrições impostas pelos diferentes níveis do terreno.